terça-feira, 21 de junho de 2011

PAPA CONSAGRARÁ JOVENS AO CORAÇÃO DE JESUS


Faltam apenas dois meses para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri e os preparativos continuam avançando: os músicos afinam seus instrumentos, as imagens da via sacra são preparadas para viajar à capital, a cruz e o ícone continuam sua peregrinação pela geografia eclesial hispana e se anuncia que Bento XVI, dentro de dois meses exatamente, consagrará os jovens ao coração de Jesus, durante a vigília de Cuatro Vientos.

Nesta quinta-feira, 23 de junho, a música de Mozart, Bach e Haendel sonará no quarto e último concerto que despede o ciclo solidário JMJ-Fundação Excelentia. Esta iniciativa começou em setembro, para preparar e difundir a JMJ e colaborar no financiamento do Fundo de Solidariedade. O Fundo permite que jovens de países menos favorecidos realizem seu sonho de participar da JMJ.
No concerto, que se realizará às 19h30, na sala sinfônica do Auditório Nacional, será apresentado um repertório de música sacra com grandes obras dos compositores clássicos citados, interpretadas pela orquestra de câmaraEuropean Royal Ensemble.
O especialista em música barroca Stephen Layton, atual diretor da City of London Sinfonia, dirigirá o concerto, que contará com a participação da Excelentia Choral Academy – um coral estável de 50 vozes, formado pela Fundação Excelentia – e do coral da JORCAM (Jovem Orquestra e Coral da Comunidade de Madri).
Javier Martí, presidente da Fundação Excelentia, convida todos os amantes da música a assistir a este recital: “O público deve assistir a este último concerto, não somente para desfrutar da grande música de Bach, Haendel e Mozart, mas para que, apenas a algumas semanas da realização da JMJ, nós nos unamos a ela: que o concerto sirva como prelúdio desta grande festa”.
Martí avalia positivamente o desenvolvimento deste projeto solidário: “A experiência do ciclo foi extraordinária. A Fundação Excelentia deu a conhecer a JMJ através da música clássica, que é considerada a linguagem universal. Oferecemos concertos de altíssimo nível, o que significou alcançar este duplo objetivo”.
Tradicionalmente, o mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração. Por isso, os organizadores da JMJ adiantaram uma notícia: durante a vigília em Cuatro Vientos, no dia 20 de agosto, Bento XVI consagrará todos os jovens ao Sagrado Coração de Jesus. “Então, comecem desde agora a pedir a Jesus torne nosso coração – e o de todos os jovens que virão conosco à JMJ – semelhante ao seu, nestes dois meses que nos restam”, convidam os organizadores.

Nenhum comentário: