quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Onde é a casa do povo?
 A resposta a essa pergunta inclui muitas referências importantes por tratar-se de povo. Numa sociedade nada é mais importante do que o povo, sua cultura, seus valores, suas demandas e necessidades. Tem importância fundamental a sua casa. É referência ao respeito que o povo merece e o compromisso com a própria vida. Revela o seu equilíbrio e o horizonte que a inspira na justiça, no respeito ao direito e no apreço irrestrito à dignidade humana, com o compromisso de organizações e de funcionamentos que permitam e garantam a conquista da paz verdadeira.
Onde é a casa do povo? No rol de referências incontestáveis estão o parlamento da nação, as assembleias legislativas, bem como as câmaras municipais. É também casa do povo os lugares todos onde serviços relevantes e imprescindíveis como educação, saúde, lazer são prestados, visando garantias no âmbito dos direitos e necessidades - compromisso com uma vida qualificada, cidadã, entrelaçando homens e mulheres na luta pelas condições adequadas para a vida da família, dos grupos, associações e segmentos todos de uma sociedade.
A casa do povo não é o lugar de discriminação e preconceito, e está na contramão de todo tipo de marginalização ou despersonalização provocadora de prejuízos irreversíveis. O povo precisa de casa e deve sentir-se em casa - um elemento agregador na própria identidade e no fortalecimento da participação cidadã. A Igreja com suas comunidades é importante casa do povo. Incontestável e necessária, revela na sua configuração traços advindos dos valores sustentadores do equilíbrio indispensável para a vida das pessoas e sua inserção numa sociedade de valores. A Igreja com sua rede de comunidades, pelo serviço da espiritualidade essencial para a vida de todos os tempos, com o serviço social, a educação e outros programas e projetos, pauta seu funcionamento na dinâmica da comunhão e da participação. As diferenças, em razão de funções, responsabilidades e outras ações, não suplantam nunca a radical igualdade entre todos, pela condição batismal, a filiação divina. Todos são iguais, filhos e filhas de Deus, discípulos e discípulas de Jesus Cristo.

Nenhum comentário: