quarta-feira, 21 de março de 2012

Quaresma é tempo de ouvir Deus e esmagar tentações, destaca Papa

Nesta 4º Domingo de Quaresma, 18, o Papa Bento XVI fez a oração do Angelus aos fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro, destacando que a Quaresma é um caminho com Jesus através do ‘deserto’, isto é, “um tempo para escutar mais a voz de Deus e também esmagar as tentações que falam dentro de nós”.
 Ao horizonte deste deserto, salienta o Papa, se aproxima a Cruz. “Jesus sabe que essa é o auge de sua missão: de fato, a Cruz de Cristo é o ápice do amor, que nos doa a salvação”, reforça. 
“Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele”, diz o Evangelho de João (3,17). Santo Agostinho explica que assim como o médico vem para salvar o doente, e aquele que não segue sua prescrição se arruína sozinho, Jesus Cristo veio ao mundo e, assim, quem não quer ser salvo por Ele será julgado por si mesmo.
“Assim, se infinito é o amor misericordioso de Deus, que chegou ao ponto de dar seu Filho único em resgate a nossa vida, grande é também a nossa responsabilidade: cada um, de fato, deve reconhecer que é doente, para poder ser curado; cada um deve confessar o próprio pecado, para ter o perdão de Deus, já doado sobre a Cruz, possa ter efeito sobre seu coração e sobre sua vida”, ressalta o Santo Padre.
Bento XVI destaca que às vezes o homem ama mais as trevas que a luz, porque é atacado por seus pecados. Mas somente abrindo-se à luz, somente confessando sinceramente as próprias culpas a Deus, que se encontra a verdadeira paz e a verdadeira alegria.
Viagem ao México e Cuba
No fim da oração do Angelus, o Pontífice pediu que os fiéis rezassem por sua viagem ao México e Cuba que começará na sexta-feira, 23.
“Confiamos esta viagem à intercessão da Beata Virgem Maria, tão amada e venerada nestes dois países que vou visitar”, disse.
Fonte: Canção Nova 

Nenhum comentário: