quinta-feira, 11 de abril de 2013

Santo Sudário: aplicativo baixado por mais de 70 mil pessoas em todo o mundo.

Desde quando foi disponibilizado o aplicativo “Santo Sudário 2.0”, que explica de forma interativa as diferentes partes da relíquia de Turim, são mais de 70 mil os dispositivos que o descarregaram, informou o porta-voz do Museu do Sudário, Riccardo Porcellana.
O aplicativo (app) do Santo Sudário permite seguir os pontos chave de sua composição, além de ler partes do Evangelho que coincidem com a sombra humana impressa neste sudário, o qual, segundo a tradição, envolveu Cristo ao descer da Cruz.

A aplicação permite explorar detalhadamente o lençol sagrado garças a um scaner da relíquia em alta definição que mostra detalhes praticamente imperceptíveis numa primeira observação.
Esta imagem em alta definição foi obtida em 2008 pela empresa ‘Haltadefinizione’, graças a uma tecnologia utilizada no âmbito artístico em obras de artistas universais como Botticelli ou Leonardo da Vinci. Trata-se de um procedimento de digitalização que reuniu 1649 imagens individuais em uma única imagem de 12 bilhões de pixels, memorizados em um arquivo de 72 Gigabites.
Ademais, a aplicação contém arquivos de aprofundamento relativos aos detalhes do Santo Sudário e às consecutivas pesquisas científicas realizadas
O Santo Sudário, definido por João Paulo II como “o espelho de Evangelho”, conta agora com um aplicativo para chegar assim ao alcance de milhares de pessoas, constituindo assim, segundo Riccardo Porcellana, “um novo instrumento de evangelização” por ocasião do Ano da Fé.
O Santo Sudário se encontra no Museu do Sudário, em Turim, e é exposto ao público a cada 25 anos.

 

Nenhum comentário: