quinta-feira, 18 de julho de 2013

Aeroportos já vivem “fervilhar” da chegada dos 700 mil peregrinos para JMJ Rio.

Entrou em ação desde o dia 15 o plano da Secretaria de Aviação Civil (SAC) para atender os mais de 700 mil peregrinos que devem chegar de avião, nos próximos dez dias, para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, que acontece na semana que vem, de 23 a 28 de julho e trará o Papa Francisco ao Brasil, em sua primeira viagem internacional como Sumo Pontífice.

O plano da aviação ficará em vigor até 4 de agosto.

Quatro principais aeroportos do país terão aumento médio de 58% no número de funcionários, são eles: Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que terão uma oferta de 70 mil assentos por dia durante para a Jornada, 60% a mais em relação à movimentação média dos aeroportos no mês de junho. E nos dois aeroportos de São Paulo, Congonhas e Guarulhos, que recebem o maior número de voos internacionais do país. Em Guarulhos as equipes da alfândega e da Polícia Federal receberão reforços de 193%.
O plano é o mesmo usado na Copa das Confederações, que teve sete aeroportos envolvidos no torneio, de 15 a 30 de junho. Inclui a preparação de 17 aeroportos alternativos, a serem acionados em caso de emergência, além do mapeamento de 1.153 vagas adicionais para estacionamento de aeronaves em 30 aeroportos do país inteiro.
Para evitar filas e atrasos, o governo elaborou um plano de operação de redistribuição de horários de voo, de forma a minimizar picos de chegadas e saídas, e reforço de contingente.
O Centro de Comando e Controle Nacional será mantido em funcionamento e acompanhará de perto todas as operações aeroportuárias. Além disso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aumentou seu efetivo em 133% no Galeão e em 300% em Congonhas, para fiscalizar as empresas aéreas e administradores de aeroportos, que se comprometeram a manter seus balcões de check-in com o número máximo de funcionários. Também tiveram seus efetivos acrescidos os aeroportos de Guarulhos (114%) e Santos Dumont (50%).
São esperados 2,5 milhões de pessoas, que já começaram a chegar. Só ontem cerca de 30 mil jovens de diferentes países vieram para participar da Semana Missionária, que vai de hoje até o dia 20. Esses jovens estrangeiros estão sendo acolhidos em mais de 150 cidades brasileiras

Nenhum comentário: