quarta-feira, 17 de julho de 2013

JMJ invade o Rio de Janeiro! ‘Festival da Juventude’ tem mais de 600 atividades confirmadas.

Música, Exposições, Dança, Teatro, Cinema, Trilhas, Itinerários da Fé, Pontos Turísticos são as diferentes atividades que compõem o Festival da Juventude da JMJ Rio2013. Segundo o Setor de Atos Culturais do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, mais de 600 atividades gratuitas já estão confirmadas acontecerão em várias regiões do Rio de Janeiro.
“Os eventos foram criados para captar a atenção do público, oferecendo a possibilidade de desfrutar da diversidade, qualidade e magnificência da expressão artística – um concerto, um quadro, uma escultura, um filme – para propor um encontro com Deus”, afirma Gustavo Ribeiro, gerente do Setor de Atos Culturais.
O Festival da Juventude será organizado através das seguintes áreas:

1. Exposições
Haverá 45 exposições em diferentes espaços. Dentre elas, destaca-se a “A Herança do Sagrado”, que apresenta mais de 100 obras do Museu do Vaticano e de outros importantes museus italianos. Há ainda “Motoqueiros pela vida”, “Antonio Gaudi – Os dias da criação”, “Corcovado: o redentor e uma oração”, “Oratórios Brasileiros – Objetos de Arte e Fé”, “Os Santeiros Populares Paulistas em visita a Niterói”, “Surf, juventude e vida” e muitas mais.
As exposições “são um maravilhoso veículo para anunciar o Evangelho e expressar o mais íntimo das almas”, explica Paloma Lladó, voluntária espanhola responsável por esta área.
2. Música
Na JMJ Rio2013, serão 19 espaços onde 158 bandas realizarão 362 apresentações. Acontecerão também três grandes festivais, já tradicionais no Brasil, como o Halleluya, o Hallel e o PHN. Também haverá palcos nas sub-sedes de Niterói, Nilópolis e São João de Mereti e apresentações de grupos de diferentes países, como Uganda, Emirados Árabes Unidos, Jamaica, Peru, Costa Rica, Malawi, Argentina, EUA e Alemanha.
“A música é um instrumento para que os jovens se encantem com Jesus Cristo e a Igreja”, assegura Gabriela Viana, voluntária brasileira responsável pela área.

3. Turismo religioso
Três atos culturais estão incluídos nesta área: as trilhas ecológicas, os Itinerários de Fé e a visita a pontos turísticos. Os Itinerários da Fé constará de visitas guiadas em 34 igrejas da cidade. Já nas trilhas, os peregrinos poderão fazer caminhadas sob a coordenação dos escoteiros.  E os pontos turísticos acolherão os peregrinos com uma programação especial, especialmente no Corcovado e Pão de Açúcar.
Segundo a voluntária colombiana Paula Andrea Garcia Garcia, responsável pela área, o objetivo desses atos é ajudar o peregrino a “descobrir os tesouros da cidade do Rio, cidade que nos fala daquilo que é mais belo, do que é Maior… o Rio nos fala constantemente de Deus”.

4. Artes Cênicas (Teatro e Dança)
Há 59 grupos selecionados para se apresentar. Em sua grande maioria, as apresentações foram especialmente preparadas para a JMJ do Rio: Brasil, França, Itália, Guatemala, Venezuela, Inglaterra. Mais de 15 nacionalidades serão representadas para enriquecer esse grande encontro.
A voluntária francesa Audrey Oliver, responsável pela área, afirmou que “as artes cênicas são um meio fantástico de estabelecer um elo com os jovens. O teatro, a dança, a música são maneiras emotivas de transmitir a fé, de levar o Evangelho até o público, com atuações de grupos de todo o mundo”.

5. Cinema
As 200 atividades de cinema constam de 150 projeções, três pré-estreias internacionais, três concertos de trilhas sonoras e três encontros especiais de “CINEMA+FÉ”, com a participação dos atores David Henrie (EUA), Eduardo Verásategui (México) e o arquiteto Bosco Gutiérrez (inspirador do filme “Espaço Interior”). Além de oito apresentações mundiais dos festivais de curtas e a apresentação exclusiva do trailer do filme “Noah”, superprodução com Russel Crowe no papel de Noé.
“Existe uma programação interessante para que os peregrinos e o público em geral possam desfrutar de filmes, encontros, pré-estreias, concertos, cinefóruns e apresentações que os façam aproveitar as mensagens, que os comova e inspire suas vidas em seu caminho de fé e na sua missão de ir e fazer discípulos em todas as nações”, afirma Teresa Ekobo, voluntária da Guiné Equatorial, responsável pela área.

Nenhum comentário: