quinta-feira, 11 de julho de 2013

Vaticano confirma locais de 267 catequeses da JMJ Rio em 13 línguas diferentes.


O Vaticano confirmou que mais de 267 locais que oferecerão catequeses durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro.

As catequeses – sessões de ensino sobre a fé – serão dadas por bispos e cardeais durante três dias, entre 24 e 26 de julho, sendo 133 delas em português, 50 em espanhol e 25 em inglês.

O italiano e o francês são os seguintes maiores grupos de idiomas, com 15 sessões cada, enquanto os alemães terão a chance de ouvir as catequeses 8 vezes e os poloneses poderão encontrá-las em sua língua nativa em 5 lugares.

Além disso, a fé será explicada em árabe, russo, croata, grego, checo, esloveno e dinamarquês.

Os três dias seguirão três temáticas: “Sede de esperança, sede de Deus” em 24 de julho, “Para ser discípulos de Cristo” em 25 de julho, e “Para ser missionários: ir adiante!” em 26 de julho.

As catequeses serão dadas em um total de 20 idiomas e incluirão uma profunda análise do slogan da JMJ com o Papa Francisco: “Ide e fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28).

Um dos dois maiores locais de catequese, a Catedral de São Sebastião, no centro do Rio, vai receber até 5.000 peregrinos para uma sessão em português.

A outra grande reunião acontecerá no centro de convenções Riocentro, que também pode receber 5.000 participantes.

Um dos principais locais para os que falam inglês será o Vivo Rio Pilgrim Center, onde artistas como Steve Angrisano, Jesse Manibusan, Jacob and Matthew Band e Danielle Rose se apresentarão no palco durante toda a semana.

As sessões de catequese começarão às 9h com um louvor conduzido por um grupo de voluntários selecionados pelo Conselho Pontifício para os Leigos, do Vaticano.

Um bispo ou cardeal diferente falará cada dia por cerca de 30 minutos, seguido de uma sessão de perguntas e respostas com os peregrinos.

Muitos dos catequistas se basearão no documento da 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, realizada em Aparecida, em 2007.

Seu tema foi “Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos tenham vida n’Ele”. O Papa Francisco desempenhou um papel fundamental na elaboração do documento final, que foi emitido após a reunião de Aparecida.

O Vaticano está incentivando bispos e cardeais a darem também o próprio testemunho e a falarem sobre modelos positivos: santos, beatos ou jovens exemplares.

Cada dia será encerrado com uma Missa presidida pelo catequista, ao lado de todos os sacerdotes que estarão presentes. Durante a parte da manhã, os sacerdotes também estarão disponíveis para a Confissão.

Nenhum comentário: